Ele se aproximou e com a voz cantante de nordestino
que a emocionou, perguntou-lhe:
— E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a
passear?
— Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa,
antes que ele mudasse de ideia.
— E se me permite, qual é mesmo a sua graça?
— Macabea.
— Maca? o quê?
— Bea, foi ela obrigada a completar.
— Me desculpe mas até parece doença, doença
de pele.
— Eu também acho esquisito mas minha mãe botou
ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte se
eu vingasse, até um ano de idade eu não era chamada
porque não tinha nome, eu preferia continuar a nunca ser
chamada em vez de ter um nome que ninguém tem mas
parece que deu certo — parou um instante retomando o
fôlego perdido e acrescentou desanimada e com pudor
— pois como o senhor vê eu vinguei… pois é…
[…]
Numa das vezes em que se encontraram ela afinal
perguntou-lhe o nome.
— Olímpico de Jesus Moreira Chaves ? mentiu
ele porque tinha como sobrenome apenas o de Jesus,
sobrenome dos que não têm pai. […]
— Eu não entendo o seu nome — disse ela. — Olímpico?
Macabea fingia enorme curiosidade escondendo
dele que ela nunca entendia tudo muito bem e que isso
era assim mesmo. Mas ele, galinho de briga que era,
arrepiou-se todo com a pergunta tola e que ele não
sabia responder. Disse aborrecido:
— Eu sei mas não quero dizer!
— Não faz mal, não faz mal, não faz mal… a gente
não precisa entender o nome.
LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1978 (fragmento).
Na passagem transcrita, a caracterização das personagens e o diálogo que elas estabelecem revelam alguns aspectos centrais da obra, entre os quais se destaca a
A) ênfase metalinguística nas falas dos personagens, conscientes de sua limitação linguística e discursiva.
B) relação afetiva dos personagens, por meio da qual tentam superar as dificuldades de comunicação.
C) expressividade poética dos personagens, que procuram compreender a origem de seus nomes.
D) privação da palavra, que denota um dos fatores da exclusão social vivida pelos personagens.
E) consciência dos personagens de que o fingimento é uma estratégia argumentativa de persuasão.
Solução
Na passagem transcrita, o diálogo entre Macabea e Olímpico revela a dificuldade de comunicação e a falta de compreensão mútua, destacando a privação da palavra como um elemento central da exclusão social que ambos vivenciam. A personagem Macabea, em especial, demonstra dificuldades em articular seus pensamentos e sentimentos, refletindo a condição de marginalização social e existencial. Esse aspecto é reforçado pela dificuldade que os personagens têm em compreender seus próprios nomes, que, simbolicamente, reforçam a ideia de invisibilidade e exclusão.
Alternativa D