O rompimento da barragem de rejeitos de mineração no município mineiro de Mariana e o derramamento de produtos tóxicos nas águas do Rio Doce, ocorridos em 2015, ainda têm consequências para os organismos que habitam o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizado a mais de 1 000 quilômetros de distância. Esse desastre ambiental afetou o fitoplâncton, as esponjas, as algas macroscópicas, os peixes herbívoros e os golfinhos.
FRAINER, G.; SICILIANO, S.; TAVARES, D. C. Franciscana calls for help: […] International Whaling Commission Conference Paper, jun, 2016 (adaptado).
Concentrações mais elevadas dos compostos citados são encontradas em
A) esponjas
B) golfinhos
C) fitoplâncton
D) peixes herbívoros
E) algas macroscópicas
Solução
Os produtos tóxicos, principalmente metais pesados, derramados no Rio Doce após o rompimento da barragem em Mariana, têm um alto poder de biocumulação nos organismos aquáticos. Isso significa que esses compostos tendem a se acumular nos tecidos dos seres vivos ao longo da cadeia alimentar aquática. Como os golfinhos ocupam o topo dessa cadeia como predadores principais, eles estão mais propensos a acumular concentrações elevadas desses compostos tóxicos em seus tecidos, em comparação com organismos em níveis tróficos inferiores.
Alternativa B