A partir da metade do século XX, ocorreu um conjunto de transformações econômicas e sociais cuja dimensão é difícil de ser mensurada: a chamada explosão da informação. Embora essa expressão tenha surgido no contexto da informação científica e tecnológica, seu significado, hoje, em um contexto mais geral, atinge proporções gigantescas.
Por estabelecerem novas formas de pensamento e mesmo de lógica, a informática e a Internet vêm gerando impactos sociais e culturais importantes. A disseminação do microcomputador e a expansão da Internet vêm acelerando o processo de globalização tanto no sentido do mercado quanto no sentido das trocas simbólicas possíveis entre sociedades e culturas diferentes, o que tem provocado e acelerado o fenômeno de hibridização amplamente caracterizado como próprio da pósmodernidade.
FERNANDES, M. F.; PARÁ, T. A contribuição das novas tecnologias da informação na geração de conhecimento. Disponível em: http://www.coep.ufrj.br. Acesso em: 11 ago. 2009 (adaptado).
Considerando-se o novo contexto social e econômico aludido no texto apresentado, as novas tecnologias de informação e comunicação
A) desempenham importante papel, porque sem elas não seria possível registrar os acontecimentos históricos.
B) facilitam os processos educacionais para ensino de tecnologia, mas não exercem influência nas ciências humanas.
C) limitam-se a dar suporte aos meios de comunicação, facilitando sobretudo os trabalhos jornalísticos.
D) contribuem para o desenvolvimento social, pois permitem o registro e a disseminação do conhecimento de forma mais democrática e interativa.
E) estão em estágio experimental, particularmente na educação, área em que ainda não demonstraram potencial produtivo.
Solução
O texto menciona que as novas tecnologias de informação e comunicação intensificam o processo de globalização, promovendo não apenas trocas econômicas, mas também culturais. Isso facilita uma maior interação entre diferentes sociedades e culturas, contribuindo para o desenvolvimento social e a disseminação de conhecimento de forma mais ampla e interativa.
Alternativa D