🚨 Vazou!! 🚨

Liberei as 45 questões que vão cair no ENEM 2025!

Questão 106 – ENEM PPL 2016

Questão 106 – ENEM PPL 2016

A mulher entra no quarto do filho decidida a ter uma conversa séria. De novo, as respostas dele à interpretação do texto na prova sugerem uma grande dificuldade de ler. Dispersão pode ser uma resposta para parte do problema. A extensão do texto pode ser outra, mas nesta ela não vai tocar porque também é professora e não vai lhe dar desculpas para ir mal na escola. Preguiça de ler parece outra forma de lidar com a extensão do texto. Ele está, de novo, no computador, jogando. Levanta os olhos com aquele ar de quem pode jogar e conversar ao mesmo tempo. A mãe lhe pede que interrompa o jogo e ele pede à mãe “só um instante para salvar”. Curiosa, ela olha para a tela e espanta-se com o jogo em japonês. Pergunta-lhe como consegue entender o texto para jogar. Ele lhe fala de alguma coisa parecida com uma “lógica de jogo” e sobre algumas tentativas com os ícones. Diz ainda que conhece a base da história e que, assim, mesmo em japonês, tudo faz sentido. Aquela conversa acabou sendo adiada. A mãe-professora, capturada por outros sentidos de leitura, não se sentia pronta naquele momento. Consciente, suspende a ação.

BARRETO, R. G. Formação de professores, tecnologias e linguagens: mapeando velhos e novos (des)encontros. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).

A reação da mãe-professora frente às habilidades da “geração digital” contemporânea reflete o desafio que se tem enfrentado de 

A) aplicar as mesmas formas de ler textos impressos a textos digitais. 

B) interpretar as várias informações na leitura de textos em multimídia. 

C) lidar com as novas práticas de leitura que emergem com a tecnologia. 

D) superar as dificuldades de leitura geradas pelos jogos de computadores.

E) trabalhar a dificuldade de leitura usando as tecnologias como ferramentas.

Solução

O texto evidencia o desafio da mãe-professora ao perceber que o filho, apesar de ter dificuldades na leitura tradicional, é capaz de entender e interagir com um jogo em japonês devido às novas práticas de leitura que a tecnologia proporciona. Isso reflete a necessidade de lidar com essas novas formas de leitura que emergem com o uso da tecnologia, em que diferentes habilidades e estratégias são aplicadas.

Alternativa C

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função