“Eu quero ter um milhão de amigos” é o famoso verso da linda canção Eu quero apenas, de Roberto Carlos. Adaptado aos nossos tempos, o verso representa o anseio que está na base do atual sucesso das redes sociais. Desde que Orkut, Facebook, MySpace, Twitter, LinkedIn e outros estão entre nós, precisamos mais do que nunca ficar atentos ao sentido das nossas relações. Sentido que é alterado pelos meios a partir dos quais são promovidas essas mesmas relações.
O fato é que as redes brincam com a promessa que estava contida na música do Rei apenas como metáfora. O que a canção põe em cena é da ordem do desejo cuja característica é ser oceânico e inespecífico. Desejar é desejar tudo, é mais que querer. Mas quem participa de uma rede social ultrapassa o limite do desejo e entra na esfera da potencialidade de uma realização que vem tornar problemática a relação entre o real e o imaginário.
TIBURI, M. Complexo de Roberto Carlos. In: Revista Cult, São Paulo: Bregantini, n. 154, fev. 2011(fragmento).
O verso da canção de Roberto Carlos é usado no artigo para explicar o sucesso mundial das redes sociais. Para a autora, essas redes são eficazes, pois
A) resolvem os problemas de solidão vivida pelos internautas.
B) promovem a idealização exacerbada de vontades individuais.
C) ajudam na preservação de sentimentos básicos da pessoa humana.
D) favorecem as relações interpessoais baseadas em vínculos afetivos fortes.
E) confirmam os significados atribuídos a relacionamentos iniciados no mundo real.
Solução
No texto, a autora utiliza o verso da canção de Roberto Carlos para fazer uma analogia com o fenômeno das redes sociais, destacando que elas promovem um desejo exacerbado e amplo, semelhante ao desejo representado na música. As redes sociais, segundo a autora, ultrapassam o simples desejo e criam uma potencialidade de realização, tornando problemáticas as relações entre o real e o imaginário, ao promover a idealização das vontades individuais.
Alternativa B