Mães
Triste, mas verdadeira, a constatação de Jairo Marques – colunista que tem um talento raro – em seu texto “E a mãe ficou velhinha” (“Cotidiano”, ontem).
Aqueles que percebem que a mãe envelheceu sempre têm atitudes diversas. Ou não a procuram mais, porque essa é uma forma de negar que um dia perderão o amparo materno, ou resolvem estar ao lado dela o maior tempo possível, pois têm medo de perdê-la sem ter retribuído plenamente o amor que receberam.
Leonor Souza (São Paulo, SP) – Painel do Leitor. Folha de S. Paulo, 29 fev. 2012.
Os gêneros textuais desempenham uma função social específica, em determinadas situações de uso da língua em que os envolvidos na interação verbal têm um objetivo comunicativo. Considerando as características do gênero, a análise do texto Mães revela que sua função é
A) ensinar sobre os cuidados que se deve ter com as mães, especialmente na velhice.
B) influenciar o ânimo das pessoas, levando-as a querer agir segundo um modelo sugerido.
C) informar sobre os idosos e sobre seus sentimentos e necessidades.
D) avaliar matéria publicada em edição anterior de jornal ou de revista.
E) apresentar nova publicação, visando divulgá-la para leitores de jornal.
Solução
O texto “Mães” faz parte do Painel do Leitor, uma seção comum em jornais onde os leitores expressam suas opiniões sobre matérias publicadas. No caso, o objetivo do texto é comentar e avaliar a coluna “E a mãe ficou velhinha”, publicada no jornal anteriormente. Leonor Souza reflete sobre o conteúdo da matéria e compartilha sua visão sobre o envelhecimento das mães e as diferentes reações que os filhos podem ter.
Alternativa D