
No processo de criação da capa de uma revista, é parte importante não só destacar o tema principal da edição, mas também captar a atenção do leitor. Com essa capa sobre os desastres naturais, desperta-se o interesse do leitor ao se apresentar uma ilustração com impacto visual e uma parte verbal que agrega ao texto um caráter
A) fantasioso, pois se cria a expectativa de uma matéria jornalística, com a natureza protagonizando ações espetaculares no futuro.
B) instrucional, pois se cria a expectativa da apresentação de conselhos e orientações para a precaução contra os desastres naturais.
C) alarmista, pois se reforça a imagem da natureza como um agressor e um inimigo temido pela sua avassaladora força de destruição.
D) místico, pois se cria uma imagem do espaço brasileiro como ameaçado por uma natureza descontrolada, em meio a um cenário apocalíptico.
E) intimista, pois se reforça a imagem de uma publicação organizada em torno das impressões e crenças do leitor preocupado com os desastres naturais.
Solução
A capa utiliza a frase “A fúria da natureza” junto com uma imagem de grande impacto visual, retratando desastres naturais como explosões e destruição. Isso cria uma atmosfera de urgência e medo, associando a natureza a um poder destrutivo e incontrolável, o que desperta no leitor uma sensação de alerta e preocupação. O uso de termos como “catástrofes mais frequentes e violentas” reforça esse tom alarmista, sugerindo que o Brasil está sob ameaça iminente.
Alternativa C