o::… o Brasil… no meu ponto de vista… entendeu? o país só cresce através da educação… entendeu? Eu penso assim… então quer dizer… você dando uma prioridade pra… pra educação… a tendência é melhorar mais… entendeu? e as pessoas… como eu posso explicar assim? as pessoas irem… tomando conhecimento mais das coisas… né? porque eu acho que a pior coisa que tem é a pessoa alienada… né? a pessoa que não tem noção de na::da… entendeu?
Trecho da fala de J. L, sexo masculino, 26 anos. In: VOTRE, S.; OLIVEIRA, M. R. (Coord.). A língua falada e escrita na cidade do Rio de Janeiro. Disponível em: www.discursoegramatica.letras.ufrj.br. Acesso em: 4 dez. 2012.
A língua falada caracteriza-se por hesitações, pausas e outras peculiaridades. As ocorrências de “entendeu” e “né”, na fala de J. L., indicam que
A) a modalidade oral apresenta poucos recursos comunicativos, se comparada à modalidade escrita.
B) a língua falada é marcada por palavras dispensáveis e irrelevantes para o estabelecimento da interação.
C) o enunciador procura interpelar o seu interlocutor para manter o fluxo comunicativo.
D) o tema tratado no texto tem alto grau de complexidade e é desconhecido do entrevistador.
E) o falante manifesta insegurança ao abordar o assunto devido ao gênero ser uma entrevista.
Solução
Na fala de J.L., expressões como “entendeu?” e “né?” são usadas para interpelar o interlocutor e garantir que ele esteja acompanhando o raciocínio do falante, contribuindo para a interação e manutenção do fluxo comunicativo. Esses recursos são comuns na linguagem falada e ajudam a verificar se o interlocutor está entendendo e participando da conversa.
Alternativa C