Tampe a panela
Parece conselho de mãe para a comida não esfriar, mas a ciência explica como é possível ser um cidadão ecossustentável adotando o simples ato de tampar a panela enquanto esquenta a água para o macarrão ou para o cafezinho. Segundo o físico Cláudio Furukawa, da USP, a cada minuto que a água ferve em uma panela sem tampa, cerca de 20 gramas do líquido evaporam. Com o vapor, vão embora 11 mil calorias. Como o poder de conferir calor do GLP, aquele gás utilizado no botijão de cozinha, é de 11 mil calorias por grama, será preciso 1 grama a mais de gás por minuto para aquecer a mesma quantidade de água. Isso pode não parecer nada para você ou para um botijão de 13 quilos, mas imagine o potencial de devastação que um cafezinho despretensioso e sem os devidos cuidados pode provocar em uma população como a do Brasil: 54,6 toneladas de gás desperdiçado por minuto de aquecimento da água, considerando que cada família brasileira faça um cafezinho por dia. Ou 4 200 botijões desperdiçados.
São Paulo: Abril, n° 247, dez. 2007.
O contato com textos exercita a capacidade de reconhecer os fins para os quais este ou aquele texto é produzido. Esse texto tem por finalidade
A) apresentar um conteúdo de natureza científica.
B) divulgar informações da vida pessoal do pesquisador.
C) anunciar um determinado tipo de botijão de gás.
D) solicitar soluções para os problemas apresentados.
E) instruir o leitor sobre como utilizar corretamente o botijão.
Solução
O texto tem como objetivo apresentar um conteúdo de natureza científica ao explicar de forma prática e clara como pequenos atos no dia a dia, como tampar a panela ao esquentar a água, podem contribuir para a sustentabilidade, evitando o desperdício de gás e energia.
Alternativa A