Para preparar o vinho de laranja, caldo de açúcar é misturado com suco de laranja, e a mistura é passada em panos para retenção das impurezas. O líquido resultante é armazenado em garrafões, que são tampados com rolhas de cortiça. Após oito dias de repouso, as rolhas são substituídas por cilindros de bambu e, finalmente, após dois meses em repouso ocorre novamente a troca dos cilindros de bambu pelas rolhas de cortiça.
RESENDE, D. R.; CASTRO, R. A.; PINHEIRO, P. C. O saber popular nas aulas de química:
relato de experiência envolvendo a produção do vinho de laranja e sua interpretação no
ensino médio. Química Nova na Escola, n. 3, ago. 2010 (adaptado).
Os processos físico e químico que ocorrem na fabricação dessa bebida são, respectivamente,
A) decantação e fervura.
B) filtração e decantação.
C) filtração e fermentação.
D) decantação e precipitação.
E) precipitação e fermentação.
Solução
Os processos físico e químico que ocorrem na fabricação do vinho de laranja descritos são, respectivamente:
Processo físico → filtração: ocorre através dos panos para retenção das impurezas. Este processo permite separar as partículas sólidas do líquido, não havendo alteração na composição química e nem a formação de novos produtos.
Processo químico → fermentação alcoólica: durante o repouso, ocorre a fermentação do caldo de açúcar misturado com o suco de laranja. Neste período, as leveduras presentes transformam os açúcares em álcool e CO2. O processo químico descrito é conhecido como fermentação alcoólica, no qual ocorre a formação de novos produtos e alteração na composição química.
Alternativa C