Linotipos
O Museu da Imprensa exibe duas linotipos. Trata-se de um tipo de máquina de composição de tipos de chumbo, inventada em 1884 em Baltimore, nos Estados Unidos, pelo alemão Ottmar Mergenthaler. O invento foi de grande importância por ter significado um novo e fundamental avanço na história das artes gráficas. A linotipia provocou, na verdade, uma revolução porque venceu a lentidão da composição dos textos executada na tipografia tradicional, em que o texto era composto à mão, juntando tipos móveis um por um. Constituía-se, assim, no principal meio de composição tipográfica até 1950. A linotipo, a partir do século XIX, passou a produzir impressos a baixo custo, o que levou informação às massas, democratizou a informação. Promoveu uma revolução na educação. Antes da linotipo, os jornais e revistas eram escassos, com poucas páginas e caros. Os livros didáticos eram também caros, pouco acessíveis.
Disponível em: http://portal.in.gov.br. Acesso em: 23 fev. 2013 (adaptado)
O texto apresenta um histórico da linotipo, uma máquina tipográfica inventada no século XIX e responsável pela dinamização da imprensa. Em termos sociais, a contribuição da linotipo teve impacto direto na
A) produção vagarosa de materiais didáticos
B) composição aprimorada de tipos de chumbo
C) montagem acelerada de textos para impressão.
D) produção acessível de materiais informacionais.
E) impressão dinamizada de imagens em revistas.
Solução
O texto descreve como a invenção da linotipo transformou a forma como os materiais impressos eram produzidos, principalmente ao tornar esse processo mais rápido e barato. Antes dela, a composição de textos era feita manualmente, o que tornava a produção mais lenta e cara, limitando o acesso a jornais, revistas e livros didáticos. Com a linotipo, passou a ser possível produzir grandes quantidades de material informacional a um custo reduzido, o que levou à ampla circulação de informações e contribuiu para a democratização do conhecimento. Essa mudança teve grande impacto social, pois facilitou o acesso da população à educação e à informação.
Alternativa D