A agricultura de frutas cítricas requer que o valor do pH do solo esteja na faixa ideal entre 5,8 e 6,0. Em uma fazenda, o valor do pH do solo é 4,6. O agricultor resolveu testar três produtos de correção de pH em diferentes áreas da fazenda. O primeiro produto possui íons sulfato e amônio, o segundo produto possui íons carbonato e cálcio e o terceiro produto possui íons sulfato e sódio.
O íon que vai produzir o efeito desejado de correção no valor do pH é o
A) cálcio, porque sua hidrólise produz H+, que aumenta a acidez.
B) amônio, porque sua hidrólise produz H+, que aumenta a acidez.
C) sódio, porque sua hidrólise produz OH−, que aumenta a alcalinidade.
D) sulfato, porque sua hidrólise produz OH−, que aumenta a alcalinidade.
E) carbonato, porque sua hidrólise produz OH−, que aumenta a alcalinidade.
Solução
Para corrigir um solo ácido (com pH abaixo de 7), é necessário promover um aumento do pH, tornando-o mais próximo da faixa ideal (entre 5,8 e 6,0). Logo, produtos que tornam o solo menos ácido são ideais para a correção. Para deixar o solo menos ácido é necessário utilizar um produto de caráter básico.
Aumentar a acidez do solo não é eficiente para corrigir a acidez já existente, portanto, as alternativas A e B podem ser descartadas.
No produto 3, temos íons Na⁺ e SO₄²⁻, que formam o sal Na₂SO₄. Este sal é neutro, pois é derivado de uma base forte (NaOH) e um ácido forte (H₂SO₄). Como um sal neutro, o Na₂SO₄ não altera o pH do solo, tornando a opção C inadequada.
Os íons sulfato presentes no produto 1 vêm do sulfato de amônio [(NH₄)₂SO₄]. Este sal tem caráter ácido, pois é derivado de um ácido forte (H₂SO₄) e uma base fraca (NH₃). Portanto, o sulfato de amônio não aumentará o pH, e a alternativa D está incorreta.
Os íons carbonato presentes no produto 2 formam, juntamente com os íons Ca²⁺,um sal de caráter básico. Este sal é derivado de um ácido fraco (H₂CO₃) e uma base forte [Ca(OH)₂], e é eficaz na correção do pH ácido do solo.
Alternativa E