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Liberei as 45 questões que vão cair no ENEM 2025!

Questão 012 – ENEM PPL 2017

Questão 012 – ENEM PPL 2017

Entrei numa lida muito dificultosa. Martírio sem fim o de não entender nadinha do que vinha nos livros e do que o mestre Frederico falava. Estranheza colosso me cegava e me punha tonto. Acho bem que foi desse tempo o mal que me acompanha até hoje de ser recanteado e meio mocorongo. Com os meus, em casa, conversava por trinta, tinha ladineza e entendimento. Na rua e na escola — nada; era completamente afrásico. As pessoas eram bichos do outro mundo que temperavam um palavreado grego de tudo. Já sabia ajuntar as sílabas e ler por cima toda coisa, mas descrencei e perdi a influência de ir à escola, porque diante dos escritos que o mestre me passava e das lições marcadas nos livros, fiquei sendo um quarta-feira de marca maior. Alívio bom era quando chegava em casa.

BERNARDES, C. Rememórias dois. Goiânia: Leal, 1969.

O narrador relata suas experiências na primeira escola que frequentou e utiliza construções linguísticas próprias de determinada região, constatadas pelo

A) registro de palavras como “estranheza” e “cegava”.

B) emprego de regência não padrão em “chegar em casa”.

C) uso de dupla negação em “não entender nadinha”.

D) emprego de palavras como “descrencei” e “ladineza”.

E) uso do substantivo “bichos” para retomar “pessoas”.

Solução

O narrador utiliza construções linguísticas que são próprias de uma determinada região, sendo evidentes as escolhas vocabulares como “descrencei” (perdi a crença ou o estímulo) e “ladineza” (esperteza ou astúcia), que são expressões regionais. Essas palavras revelam um registro informal e regional da linguagem, caracterizando o modo de falar do personagem e reforçando o caráter regionalista do texto.

Alternativa D

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