Em suas produções, nem o olho nem o ouvido são capazes de encontrar um ponto fixo no qual se concentrarem. O espectador das peças de Foreman é bombardeado por uma multiplicidade de eventos visuais e auditivos. No nível visual, há contínuas mudanças da forma geométrica do palco, mesmo dentro de um ato. A iluminação também muda continuamente; suas transformações podem ocorrer com lentidão ou rapidez e podem afetar o palco e a plateia: os espectadores podem de súbito se ver banhados de luz quando os canhões são voltados para eles sem aviso. Quanto ao som, tudo é gravado: buzinas de carros, sirenes, apitos, trechos de jazz, bem como o próprio diálogo. O roteiro é fragmentado, composto de frases curtas, aforísticas, desconectadas.
DURAND, R. In: CONNOR, S. Cultura pós-moderna: introdução às teorias do contemporâneo. São Paulo: Loyola, 1992 (adaptado).
A descrição, que referencia o Teatro Ontológico-Histérico do dramaturgo estadunidense Richard Foreman, representa uma forma de fazer teatro marcada pela
A) subversão aos elementos tradicionais da narrativa teatral.
B) visão idealizada do mundo na construção de uma narrativa onírica.
C) representação da vida real, aproximando-se de uma verdade histórica.
D) adaptação aos novos valores da burguesia frequentadora de espaços teatrais.
E) valorização espetacular do ideal humano, retomando o princípio do Classicismo grego
Solução
A descrição sobre as produções teatrais de Richard Foreman aponta para um estilo que subverte os elementos tradicionais do teatro, como o enredo linear e a continuidade visual e sonora. O espectador é bombardeado por estímulos visuais e auditivos fragmentados, com mudanças constantes no palco e iluminação, além de sons gravados e um roteiro desconexo. Essa abordagem é característica de um teatro experimental e pós-moderno, que desafia as convenções tradicionais.
Alternativa A