A utilização de corantes na indústria de alimentos é bastante difundida e a escolha por corantes naturais vem sendo mais explorada por diversas razões. A seguir são mostradas três estruturas de corantes naturais.
A propriedade comum às estruturas que confere cor a esses compostos é a presença de
A) cadeia conjugada.
B) cadeia ramificada.
C) átomos de carbonos terciários.
D) ligações duplas de configuração cis.
E) átomos de carbonos de hibridação sp3
Solução
A coloração em compostos orgânicos surge devido às transições eletrônicas entre orbitais moleculares. Fenômeno análogo às transições eletrônicas descritas pelo modelo de Bohr.
Em relação as estruturas fornecidas, embora as moléculas apresentem cadeias ramificadas, carbonos terciários e carbonos hibridizados sp³, tais aspectos estruturais não influenciam diretamente as transições eletrônicas; a configuração cis na ligação dupla está presente somente na molécula de Bixina, não sendo comum para os demais compostos.
Por outro lado, a presença de uma cadeia conjugada (sequência alternada de ligações simples e duplas entre carbonos), é uma característica comum às três moléculas apresentadas. Estruturas conjugadas, com ligações pi deslocalizadas, facilitam as transições eletrônicas que são responsáveis pela coloração específica de alguns compostos orgânicos.
Alternativa A