Em uma aula prática de bioquímica, para medir a atividade catalítica da enzima catalase, foram realizados seis ensaios independentes, nas mesmas condições, variando-se apenas a temperatura. A catalase decompõe o peróxido de hidrogênio (H2O2), produzindo água e oxigênio. Os resultados dos ensaios estão apresentados no quadro.
Os diferentes resultados dos ensaios justificam-se pelo(a)
A) variação do pH do meio.
B) aumento da energia de ativação.
C) consumo da enzima durante o ensaio.
D) diminuição da concentração do substrato.
E) modificação da estrutura tridimensional da enzima.
Solução
As enzimas atuam como catalisadores biológicos, acelerando reações químicas e por isso não são consumidas durante o processo. Além disso, as enzimas possuem condições específicas para atuação e funcionam melhor em faixas específicas de temperatura e pH.
A partir do quadro fornecido pela questão, é possível notar que a temperatura influencia diretamente a taxa de decomposição da água oxigenada (H2O2). É esperado que: quanto maior a temperatura, maior a velocidade de uma reação. Porém, nesse caso específico, precisamos levar em consideração que as enzimas podem sofrer desnaturação em determinadas temperaturas, provocando a modificação de sua estrutura tridimensional e prejudicando a sua função biológica.
Logo, podemos concluir que o melhor ensaio ocorreu na temperatura de 15 oC, que foi a condição ideal para o melhor desempenho da enzima em questão (catalase).
Alternativa E