O princípio básico de produção de imagens em equipamentos de ultrassonografia é a produção de ecos. O princípio pulso-eco refere-se à emissão de um pulso curto de ultrassom que atravessa os tecidos do corpo. No processo de interação entre o som e órgãos ou tecidos, uma das grandezas relevantes é a impedância acústica, relacionada à resistência do meio à passagem do som, definida pelo produto da densidade (ρ) do material pela velocidade (v) do som nesse meio. Quanto maior a diferença de impedância acústica entre duas estruturas, maior será a intensidade de reflexão do pulso e mais facilmente será possível diferenciá-las. A tabela mostra os diferentes valores de densidade e velocidade para alguns órgãos ou tecidos.
Em uma imagem de ultrassom, as estruturas mais facilmente diferenciáveis são
A) osso e gordura.
B) cérebro e osso.
C) gordura e cérebro.
D) músculo e cérebro.
E) gordura e músculo.
Solução
Como foi informado na questão, “Quanto maior a diferença de impedância acústica entre duas estruturas, […] mais facilmente será possível diferenciá-las.” Para resolver este problema devemos calcular a impedância 𝑍 de cada estrutura através da relação dada no enunciado.
O osso é a estrutura de maior impedância, 7 676 000 kg/m²s; já a estrutura de menor impedância é a gordura, com 1 334 000 kg/m²s.
Alternativa A