O texto publicitário tem como objetivo principal o convencimento do seu público-leitor e, para alcançar esse objetivo, utiliza diferentes tipos de linguagem. Na peça publicitária, que foi divulgada na ocasião da aprovação da Lei Seca, os elementos verbais e não verbais foram usados a fim de levar a população a
A) reduzir gradativamente a ingestão de álcool antes de dirigir.
B) associar o consumo de bebidas à ideia de morte na juventude.
C) prevenir-se quanto aos efeitos do álcool no organismo humano.
D) incompatibilizar as bebidas alcoólicas com a direção de automóveis.
E) reconhecer que tipo de bebida alcoólica deve ser evitada no trânsito.
Solução
A peça publicitária utiliza uma forte imagem visual para associar o ato de dirigir após beber à morte, representada pela comparação entre a “bebida estupidamente gelada” e os pés de um cadáver. Esse contraste visual e a mensagem clara no texto visam alertar e convencer o público de que beber e dirigir são atividades incompatíveis. O objetivo principal é reforçar a necessidade de não dirigir quando beber, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro e as regulamentações da Lei Seca.
Alternativa D