Questão 122 – ENEM PPL 2011

Questão 122 – ENEM PPL 2011

Questão 122 - ENEM PPL 2011 -

O texto publicitário tem como objetivo principal o convencimento do seu público-leitor e, para alcançar esse objetivo, utiliza diferentes tipos de linguagem. Na peça publicitária, que foi divulgada na ocasião da aprovação da Lei Seca, os elementos verbais e não verbais foram usados a fim de levar a população a

A) reduzir gradativamente a ingestão de álcool antes de dirigir.

B) associar o consumo de bebidas à ideia de morte na juventude.

C) prevenir-se quanto aos efeitos do álcool no organismo humano.

D) incompatibilizar as bebidas alcoólicas com a direção de automóveis.

E) reconhecer que tipo de bebida alcoólica deve ser evitada no trânsito.

Solução

A peça publicitária utiliza uma forte imagem visual para associar o ato de dirigir após beber à morte, representada pela comparação entre a “bebida estupidamente gelada” e os pés de um cadáver. Esse contraste visual e a mensagem clara no texto visam alertar e convencer o público de que beber e dirigir são atividades incompatíveis. O objetivo principal é reforçar a necessidade de não dirigir quando beber, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro e as regulamentações da Lei Seca.

Alternativa D

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função