Árvore é cortada para dar lugar à propaganda sobre preservação ambiental
“Uma criança abraça uma árvore com o sorriso no rosto. No fundo verde, uma mensagem exalta a importância da preservação da natureza e lembra o Dia da Árvore”. O que seria um roteiro padrão para uma peça publicitária virou motivo de revolta e indignação em uma cidade do interior de São Paulo. Isso porque uma empresa de outdoor derrubou uma árvore centenária em um terreno para a instalação de suas placas.
A empresa teria informado que tinha autorização da prefeitura e da polícia ambiental para cortar a árvore. Sobre a propaganda, a empresa disse que foi “uma infeliz coincidência”, já que não sabia o que iria ser anunciado.
Em nota, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista, informou que não há nenhuma autorização em nome da empresa para o corte da árvore.
A multa, segundo a polícia ambiental, varia entre R$100 e R$ 1 000 por árvore ou planta cortada.
Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 21 set. 2015 (adaptado).
O texto apresenta uma crítica ao uso social de um outdoor. Essa crítica está associada ao fato de
A) uma multa de R$ 100 a R$ 1 000 ser aplicada por corte de árvore ou de planta.
B) a Secretaria do Meio Ambiente ter negado a autorização do corte da árvore.
C) a empresa informar que foi uma “infeliz coincidência” o corte da árvore.
D) uma campanha ambiental ter substituído uma árvore centenária.
E) a empresa utilizar a imagem de uma criança na campanha.
Solução
A crítica do texto se refere à ironia de uma árvore centenária ter sido cortada para dar lugar a um outdoor com propaganda sobre preservação ambiental, o que contradiz a mensagem da própria campanha, gerando indignação.
Alternativa D