Questão 127 – ENEM 2011

Questão 127 – ENEM 2011

Questão 127 - ENEM 2011 -

O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mude sua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a

A) ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas.

B) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea de buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura.

C) criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo.

D) associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.

E) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.

Solução

A análise está correta ao observar que a campanha associa o consumo excessivo de açúcar a efeitos negativos, como um físico fora de forma. A propaganda utiliza essa associação para incentivar o consumidor a mudar seus hábitos alimentares, sugerindo que o adoçante é uma alternativa ao açúcar, apontado como o responsável por um corpo não saudável, o que a imagem destaca de forma humorística.

Alternativa D

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!