Rompendo com as paredes retas e com a geometrização clássica acadêmica, os arquitetos modernistas desenvolveram seus projetos graças também a um momento de industrialização e modernização do Brasil. Observando a imagem apresentada, analisa-se que
A) Niemeyer projetou os edifícios de Brasília com a intenção de impor a arquitetura sobre a natureza, seguindo os princípios da arquitetura moderna.
B) o Palácio da Alvorada, em Brasília, na posição horizontal permite fazer uma integração do edifício com a paisagem do cerrado e o horizonte, um conceito de vanguarda para a arquitetura da época.
C) Niemeyer projetou o Palácio da Alvorada com colunas de linhas quebradas e rígidas, com o propósito de unir as tendências recentes da arquitetura moderna, criando um novo estilo.
D) os prédios de Brasília são elevados e sustentados por colunas, deixando um espaço livre sob o edifício, com o objetivo de separar o ambiente externo do interno, trazendo mais harmonia à obra.
E) Niemeyer projetou os edifícios de Brasília com espaços amplos, colunas curvas, janelas largas e grades de proteção, separando os jardins e praças da área útil do prédio.
Solução
Na imagem apresentada, podemos observar a influência modernista de Oscar Niemeyer na arquitetura de Brasília, que rompe com os padrões clássicos ao integrar o edifício com a paisagem ao seu redor. O Palácio da Alvorada destaca-se pela sua posição horizontal, o que permite uma harmonia visual entre o edifício, a linha do horizonte e a vastidão do cerrado brasileiro. Essa característica evidencia um conceito inovador para a época, em que a arquitetura busca se fundir com a natureza, sem impor barreiras rígidas, característica que define a vanguarda na obra de Niemeyer.
Alternativa B