Os compostos iônicos CaCO3 e NaCl têm solubilidades muito diferentes em água. Enquanto o carbonato de cálcio, principal constituinte do mármore, é praticamente insolúvel em água, o sal de cozinha é muito solúvel. A solubilidade de qualquer sal é o resultado do balanço entre a energia de rede (energia necessária para separar completamente os íons do sólido cristalino) e a energia envolvida na hidratação dos íons dispersos em solução.
Em relação à energia de rede, a menor solubilidade do primeiro composto é explicada pelo fato de ele apresentar maior
A) atração entre seus íons.
B) densidade do sólido iônico.
C) energia de ionização do cálcio.
D) eletronegatividade dos átomos.
E) polarizabilidade do íon carbonato.
Solução
A menor solubilidade do carbonato de cálcio (CaCO3) em comparação com o cloreto de sódio (NaCl) pode ser explicada pelo fato do carbonato de cálcio possuir maior energia de rede.
A energia de rede é a energia necessária para separar completamente os íons de um composto iônico. Quanto maior a energia de rede, mais forte é a atração entre os íons, o que torna mais difícil a separação e, consequentemente, mais difícil a dissolução do composto em água.
A carga dos íons é um fator muito importante na determinação da energia de rede. Os íons com cargas mais altas (por exemplo, Ca2+ e CO32-) apresentam interações eletrostáticas mais fortes entre si do que os íons com cargas menores (como Na+ e Cl–). Isso acontece porque cargas mais altas resultam em atração eletrostática mais intensa, o que aumenta a energia de rede.
Alternativa A