Em algumas residências, cercas eletrificadas são utilizadas com o objetivo de afastar possíveis invasores. Uma cerca eletrificada funciona com uma diferença de potencial elétrico de aproximadamente 10 000 V. Para que não seja letal, a corrente que pode ser transmitida através de uma pessoa não deve ser maior do que 0,01 A. Já a resistência elétrica corporal entre as mãos e os pés de uma pessoa é da ordem de 1 000 Ω.
Para que a corrente não seja letal a uma pessoa que toca a cerca eletrificada, o gerador de tensão deve possuir uma resistência interna que, em relação à do corpo humano, é
A) praticamente nula.
B) aproximadamente igual.
C) milhares de vezes maior.
D) da ordem de 10 vezes maior.
E) da ordem de 10 vezes menor.
Solução
Ao tocar a cerca eletrificada, a pessoa estará fechando um circuito elétrico tal que a resistência interna 𝑟 do gerador de tensão estará em série com a resistência 𝑅 de seu corpo. No limite da situação letal, a resistência interna do gerador pode ser calculada através da Lei de Ohm. Para um circuito de dois resistores em série:
Com isso, podemos concluir que a resistência interna do gerador deve ser, pelo menos, quase mil vezes maior que a resistência da pessoa.
Alternativa C