Como ganhar qualquer discussão
A verdade nem sempre depende de fatos — nos jornais, no Congresso ou no boteco, ela é frequentemente empacotada com táticas perversas e milenares. Conhecer essas técnicas é um bom jeito de se defender contra elas (e fazer a sua opinião prevalecer).
1. Capte a benevolência — Siga a dica da retórica romana (captatio benevolentiae) e adule o interlocutor.
2. Exagere o argumento do adversário — É a “técnica do espantalho”, também chamada de ampliação indevida pelo filósofo Arthur Schopenhauer.
3. Entre na onda — Concorde com parte dos argumentos do outro para, a partir daí, traçar a própria conclusão.
Outras dicas do mal:
- Mantenha a calma (o tom de fala vale mais que bons argumentos).
- Invalide as opiniões do adversário, desqualificando-o sem questioná-lo.
- Repita o argumento do outro, mas agora a seu favor.
- Revele que está usando uma tática para ganhar a discussão (aproveite para fingir que você venceu).
NARLOCH, L. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 27 out. 2011 (fragmento).
O fragmento, retirado de uma revista de divulgação científica, constrói-se em tom de humor, a partir de uma linguagem lúdica e despojada. O apelo a esse recurso expressivo é adequado para essa situação comunicativa, porque
A) converge para a subjetividade, característica desse tipo de periódico.
B) segue parâmetros textuais semelhantes aos das publicações científicas.
C) confirma o próprio periódico como meio de comunicação de massa.
D) atende a um leitor interessado em expandir conhecimento teórico.
E) contraria o uso previsto para o registro formal da língua portuguesa.
Solução
O texto adota um tom humorístico e uma linguagem leve para tornar o conteúdo mais acessível e interessante ao leitor. Esse recurso expressivo é adequado para uma revista de divulgação científica, pois atende a um público mais amplo e diversificado, interessado em expandir seu conhecimento de forma descontraída, sem perder o caráter informativo. A linguagem simples e o uso de humor ajudam a transmitir informações de maneira mais envolvente, característica de meios de comunicação de massa.
Alternativa C