Pesquisa da Faculdade de Educação da USP mostrou que quase metade dos alunos que ingressam nos cursos de licenciatura em Física e Matemática da universidade não estão dispostos a tornar-se professores. O detalhe inquietante é que licenciaturas foram criadas exatamente para formar docentes.
A dificuldade é que, se os estudantes não querem virar professores, fica difícil conseguir bons profissionais.
Resolver essa encrenca é o desafio. Salários são por certo uma parte importante do problema, mas outros elementos, como estabilidade na carreira e prestígio social, também influem.
SCHWARTSMAN, H. Folha de S. Paulo, 13 out. 2012.
Identificar o gênero do texto é um passo importante na caminhada interpretativa do leitor. Para isso, é preciso observar elementos ligados à sua produção e recepção.
Reconhece-se que esse texto pertence ao gênero artigo de opinião devido ao(à)
A) suporte do texto: um jornal de grande circulação.
B) lugar atribuído ao leitor: interessados no magistério.
C) tema tratado: o problema da escassez de professores.
D) função do gênero: refletir sobre a falta de professores.
E) linguagem empregada pelo autor: formal e denotativa.
Solução
O texto pertence ao gênero artigo de opinião, pois sua função principal é refletir sobre a falta de professores, trazendo uma análise crítica e pessoal do autor sobre o problema. O artigo não apenas apresenta informações, mas também busca influenciar o leitor a refletir sobre as causas e consequências da escassez de docentes, destacando fatores como salários, estabilidade e prestígio social.
Alternativa D