O ser humano é incapaz de enxergar a radiação infravermelha e as ondas de rádio (baixas frequências), assim como a ultravioleta e os raios X (altas frequências). A observação dessas faixas do espectro pode ser realizada por meios indiretos, por exemplo, usando um cintilador, que é uma placa utilizada como sensor para detectar um feixe de raios X, pois emite luz quando o feixe incide sobre ela. Para que uma pessoa enxergue a incidência de raios X no cintilador, é necessário que essa placa
A) Reflita o feixe de raios X, alterando sua polarização.
B) Transmita o feixe de raios X, alterando sua polarização.
C) Absorva o feixe de raios X, reemitindo parte de sua energia na região do visível.
D) Absorva o feixe de raios X, reemitindo parte de sua energia na região do ultravioleta.
E) Absorva o feixe de raios X, reemitindo parte de sua energia na região do infravermelho.
Solução
Os raios X são uma forma de radiação eletromagnética com comprimento de onda muito curto, menor do que a luz visível. Por isso, os nossos olhos não são capazes de detectá-los.
Os cintiladores são dispositivos que convertem a energia de raios X em luz visível. Quando um feixe de raios X incide sobre um cintilador, ele provoca a emissão de fótons de luz visível.
Para que uma pessoa enxergue a incidência de raios X no cintilador, é necessário que essa placa emita luz visível. A luz visível é a única faixa do espectro eletromagnético que o nosso olho é capaz de detectar.
Então, para que uma pessoa enxergue a incidência de raios X no cintilador, é necessário que essa placa absorva o feixe de raios X, reemitindo parte de sua energia na região do visível.
Alternativa C