Não há crenças que Nelson Leirner não destrua. Do dinheiro à religião, do esporte à fé na arte, nada resiste ao deboche desse iconoclasta. O principal mérito da retrospectiva aberta em setembro na Galeria do SESI-SP é justamente demonstrar que as provocações arquitetadas durante as últimas cinco décadas pelo artista quase octogenário continuam vigorosas.
Bravo, n. 170, out. 2011 (adaptado).
Um dos elementos importantes na constituição do texto é o desenvolvimento do tema por meio, por exemplo, do encadeamento de palavras em seu interior. A clareza do tema garante ao autor que seus objetivos — narrar, descrever, informar, argumentar, opinar — sejam atingidos. No parágrafo do artigo informativo, os termos em negrito
A) evitam a repetição de termos por meio do emprego de sinônimos.
B) fazem referências a outros artistas que trabalham com Nelson Leirner.
C) estabelecem relação entre traços da personalidade do artista e suas obras.
D) garantem a progressão temática do texto pelo uso de formas nominais diferentes.
E) introduzem elementos novos, que marcam mudança na direção argumentativa do texto.
Solução
No parágrafo do artigo informativo, os termos em negrito, como “iconoclasta”, “provocações” e “artista”, ajudam a garantir a progressão temática do texto ao introduzirem formas nominais diferentes, que ampliam o desenvolvimento do tema, sem repetir termos idênticos. Esses termos mantêm a continuidade do raciocínio e oferecem uma visão mais clara sobre a personalidade e o trabalho de Nelson Leirner, colaborando para o entendimento das suas provocações artísticas.
Alternativa D