A obra de Túlio Piva poderia ser objeto de estudo nos bancos escolares, ao lado de Noel, Ataulfo e Lupicínio. Se o criador optou por permanecer em sua querência –– Santiago, e depois Porto Alegre, a obra alçou voos mais altos, com passagens na Rússia, Estados Unidos e Venezuela. “Tem que ter mulata”, seu samba maior, é coisa de craque. Um retrato feito de ritmo e poesia, uma ode ao gênero que amou desde sempre. E o paradoxo: misto de gaúcho e italiano, nascido na fronteira com a Argentina, falando de samba, morro e mulata, com categoria. E que categoria! Uma batida de violão que fez história. O tango transmudado em samba.
RAMIREZ, H.; PIVA, R. (Org.). Túlio Piva: pra ser samba brasileiro. Porto Alegre: Programa Petrobras Cultural. 2005 (adaptado).
O texto é um trecho da crítica musical sobre a obra de Túlio Piva. Para enfatizar a qualidade do artista, usou-se como recurso argumentativo o(a):
A) contraste entre o local de nascimento e a escolha pelo gênero samba.
B) exemplo de temáticas gaúchas abordadas nas letras de sambas.
C) alusão a gêneros musicais brasileiros e argentinos.
D) comparação entre sambistas de diferentes regiões.
E) aproximação entre a cultura brasileira e a argentina.
Solução
No texto, a qualidade do músico Túlio Piva é destacada ao contrastar seu estilo musical, o samba, com o fato de ele ser gaúcho, algo incomum para esse gênero. Além disso, o texto reforça esse reconhecimento ao compará-lo com outros sambistas renomados, realçando seu talento e originalidade.
Alternativa A