E-mail no ambiente de trabalho
T. C., consultor e palestrante de assuntos ligados ao mercado de trabalho, alerta que a objetividade, a organização da mensagem, sua coerência e ortografia são pontos de atenção fundamentais para uma comunicação virtual eficaz.
E, para evitar que erros e falta de atenção resultem em saias justas e situações constrangedoras, confira cinco dicas para usar o e-mail com bom senso e organização:
1. Responda às mensagens imediatamente após recebê-las.
2. Programe sua assinatura automática em todas as respostas e encaminhamentos.
3. Ao final do dia, exclua as mensagens sem importância e arquive as demais em pastas previamente definidas.
4. Utilize o recurso de “confirmação de leitura” somente quando necessário.
5. Evite mensagens do tipo “corrente”.
Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (fragmento).
O texto apresenta algumas sugestões para o leitor. Esse caráter instrucional é atribuído, principalmente, pelo emprego
A) do modo verbal imperativo, como em “responda” e “programe”.
B) das marcas de qualificação do especialista, como “consultor” e “palestrante”.
C) de termos específicos do discurso no mundo virtual.
D) de argumentos favoráveis à comunicação eficaz
E) da palavra “dica” no desenvolvimento do texto.
Solução
O caráter instrucional do texto é atribuído principalmente pelo uso do modo verbal imperativo, que sugere comandos diretos, como em “responda” e “programe”, orientando o leitor sobre como proceder em situações específicas no ambiente de trabalho.
Alternativa A