No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5 353 vagões e 100 locomotivas.
Disponível em: http://www.transportes.gov.br.Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).
A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a
A) produção de energia para as principais áreas industriais do país.
B) produção sustentável de recursos minerais não metálicos.
C) capacidade de produção de minerais metálicos.
D) logística de importação de matérias-primas industriais.
E) produção de recursos minerais energéticos.
Solução
A ferrovia em questão foi construída nas proximidades da Serra dos Carajás, aproveitando a exploração de minerais como ferro, manganês, cobre, ouro e níquel. Além de seu papel crucial no transporte desses minerais, a ferrovia também facilita o deslocamento de trabalhadores migrantes para as áreas de desenvolvimento no Norte e Nordeste do Brasil, e é fundamental para o transporte de mercadorias como soja e outras commodities.
Alternativa C