TEXTO I
O Heliocentrismo não é o “meu sistema”, mas a Ordem de Deus.
COPÉRNICO, N. As revoluções dos orbes celestes [1543]. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984.
TEXTO II
Não vejo nenhum motivo para que as ideias expostas neste livro (A origem das espécies) se choquem com as ideias religiosas.
DARWIN, C. A origem das espécies [1859]. São Paulo: Escala, 2009.
Os textos expressam a visão de dois pensadores — Copérnico e Darwin — sobre a questão religiosa e suas relações com a ciência, no contexto histórico de construção e consolidação da Modernidade. A comparação entre essas visões expressa, respectivamente:
A) Articulação entre ciência e fé — pensamento científico independente.
B) Poder secular acima do poder religioso — defesa dos dogmas católicos.
C) Ciência como área autônoma do saber — razão humana submetida à fé.
D) Moral católica acima da protestante — subordinação da ciência à religião.
E) Autonomia do pensamento religioso — fomento à fé por meio da ciência.
Solução
No texto de Copérnico, fica evidente a conexão entre ciência e fé, pois ele associa sua descoberta científica — o heliocentrismo — a um decreto ou ordem divina. Em contraste, no texto de Charles Darwin, escrito mais de três séculos depois, observa-se uma autonomia maior da ciência em relação à religião, em comparação com o período de Copérnico. Darwin afirma que não há contradição entre seu livro, “A Origem das Espécies”, e as ideias religiosas. No entanto, ele não sugere que sua teoria científica seja um decreto divino, diferentemente da postura de Copérnico.
Alternativa A