Uma definição possível para o conceito de arte afro-brasileira pode ser: produção plástica que é feita por negros, mestiços ou brancos a partir de suas experiências sociais com a cultura negra nacional. Exemplos clássicos dessa abordagem são Carybé (1911-1997), Mestre Didi (1917-2013) e Djanira da Motta e Silva (1914-1979), cujas obras emergem e ganham forma em razão do ambiente social no qual habitaram e viveram. Se Didi era um célebre representante da cultura religiosa nagô baiana e brasileira, iniciado desde o ventre no candomblé, Carybé era argentino e, naturalizado brasileiro, envolveu-se de tal modo com essa religião que alguns dos orixás dos quais conhecemos a imagem visual são produções suas.
Disponível em: www.premiopipa.com. Acesso em: 13 nov. 2021 (adaptado).
Sob a perspectiva da multiculturalidade e de acordo com o texto, a produção artística afro-brasileira caracteriza-se pelo(a)
A) estranhamento no modo de apropriação da cultura religiosa de matriz africana.
B) distanciamento entre as raízes de matriz africana e a estética de outras culturas.
C) visão uniformizadora das religiões de matriz africana expressada nas diferentes produções.
D) relação complexa entre as vivências pessoais dos artistas e os referenciais estéticos de matriz africana.
E) padronização da forma de produção e da temática da matriz africana presente nas obras dos artistas citados.
Solução
Segundo o texto, as experiências pessoais de diversos artistas — negros, mestiços ou brancos — com a cultura negra brasileira contribuem para uma possível definição do conceito de arte afro-brasileira, caracterizando-a como essencialmente multicultural. Trata-se, assim, de uma relação complexa entre essas vivências e os referenciais estéticos de origem africana.
Alternativa D