Em um supermercado, uma marca de papel higiênico é comercializada em cinco diferentes tipos de pacotes, contendo quantidades distintas de rolos em cada um. Todos os rolos são de mesma largura e com metragens lineares diversas. Os preços de cada tipo de pacote são distintos, e as especificações são estas:
• tipo I: pacote contendo 4 rolos, com metragem linear de 60 m por rolo, ao preço de R$ 4,90;
• tipo II: pacote contendo 12 rolos, com metragem linear de 20 m por rolo, ao preço de R$ 4,50;
• tipo III: pacote contendo 16 rolos, com metragem linear de 30 m por rolo, ao preço de R$ 8,60;
• tipo IV: pacote contendo 20 rolos, com metragem linear de 30 m por rolo, ao preço de R$ 11,00;
• tipo V: pacote contendo 24 rolos, com metragem linear de 20 m por rolo, ao preço de R$ 8,70.
Um cliente vai a esse supermercado, avalia cada uma das especificações e resolve adquirir um pacote de papel higiênico que tenha o menor preço por metro linear.
Qual foi o tipo de pacote adquirido por esse cliente?
A) I
B) II
C) III
D) IV
E) V
Solução
Nessa questão, o enunciado diz que o cliente adquire o pacote de papel higiênico que tenha o menor preço por metro linear, então podemos resolver da seguinte forma:
Primeiro vamos multiplicar a quantidade de rolos de papel por sua respectiva metragem, e então descobriremos a metragem linear total.
Tipo I: 4 * 60 = 240 m
Tipo II: 12 * 20 = 240 m
Tipo III: 16 * 30 = 480 m
Tipo IV: 20 * 30 = 600 m
Tipo V: 24 * 20 = 480 m
Descoberta a metragem total de cada tipo, basta realizar uma regra de três.
Tipo I: 240 m ——– 4,90
X m ——— 1,0
X = 48,97 m
Tipo II: 240 m —— 4,50
X m —— 1,0
X = 53,3 m
Tipo III 480 m ——- 8,60
X m ——- 1,0
X = 55,81 m
Tipo IV 600 m —— 11,0
X m ——- 1,0
X = 54,54 m
Tipo V 480 m ——– 8,70
X m ——– 1,0
X = 55,17 m
Dessa forma, quanto maior a metragem por real, mais barato será. Estão temos o gabarito a
Alternativa C