Um professor, ao fazer uma atividade de origami (dobraduras) com seus alunos, pede para que estes dobrem um pedaço de papel em forma triangular, como na figura a seguir, de modo que M e N sejam pontos médios respectivamente de AB e AC, e D, ponto do lado BC, indica a nova posição do vértice A do triângulo ABC.
Se ABC é um triângulo qualquer, após a construção, são exemplos de triângulos isósceles os triângulos
A) CMA e CMB.
B) CAD e ADB.
C) NAM e NDM.
D) CND e DMB.
E) CND e NDM.
Solução
Nessa questão é preciso lembrar o conceito de ponto médio (divide o lado ao meio) e triângulo isósceles (tem dois lados e dois ângulos iguais).
Sendo assim, se o ponto N é ponto médio de AC, ele divide esse lado ao meio e ao dobrar o triângulo os lados CN e ND, consequentemente, terão a mesma medida.
E o mesmo ocorre com o ponto M que, ao ser ponto médio de AB, ele divide esse lado ao meio e ao dobrar o triângulo os lados BM e MD, consequentemente, terão a mesma medida.
Sendo os dois triângulos isósceles: CND e DMB.
Alternativa D