A discussão levantada na charge, publicada logo após a promulgação da Constituição de 1988, faz referência ao seguinte conjunto de direitos:
A) Civis, como o direito à vida, à liberdade de expressão e à propriedade.
B) Sociais, como direito à educação, ao trabalho e à proteção à maternidade e à infância.
C) Difusos, como direito à paz, ao desenvolvimento sustentável e ao meio ambiente saudável.
D) Coletivos, como direito à organização sindical, à participação partidária e à expressão religiosa.
E) Políticos, como o direito de votar e ser votado, à soberania popular e à participação democrática.
Solução
A Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, trouxe ao Brasil uma série de direitos sociais significativos. Esse documento marcou um momento singular na história, revitalizando a força social que havia sido enfraquecida por tanto tempo. É nesta constituição que foram implementadas, pela primeira vez, medidas de inclusão social com foco na equidade racial, direito à educação, ao trabalho, proteção à maternidade e à infância.
Os direitos sociais são essenciais para garantir a plena cidadania, igualdade política e dignidade humana, pois asseguram que todos tenham acesso às condições necessárias para viver com igualdade e justiça social. É importante lembrar que os direitos civis são prerrogativas reservadas aos cidadãos de estados modernos, livres e democráticos, que surgiram ou foram reformulados à luz das ideias do Iluminismo filosófico e político. Esses direitos são uma extensão dos direitos humanos
Alternativa B