A tabela apresenta os registros de ocorrência de acidentes de trabalho por categorias econômicas no Brasil, no mês de julho de 2001:
Considerando os dados dispostos na tabela, uma pessoa que pretende ingressar no mercado de trabalho decide pela ocupação de menor grau de risco de acidente de trabalho. Sabendo que o grau de risco é a probabilidade de ocorrência de acidentes de trabalho em categorias de atividade econômica, sua opção é se empregar na atividade econômica
A) crédito, pois representa risco aproximado de acidente de trabalho igual a 1,15%.
B) crédito, pois representa risco aproximado de acidente de trabalho igual a 2,58%.
C) crédito, pois apresenta o menor registro de quantidade de empregados.
D) administração pública, pois representa risco aproximado de acidente de trabalho igual a 0,18%.
E) administração pública, pois apresenta o menor registro de afastamento por acidente de trabalho.
Resolução
O comando pede a atividade com menor grau de risco. Como o grau é a probabilidade de acontecer um acidente, ele pode ser calculado pela razão entre quantidade de funcionários que se acidentaram pela quantidade de funcionários totais.
Analisando as alternativas, é necessário considerar apenas duas atividades: crédito e administração pública.
- Crédito: 6 000 / 524 000 = 1,15 %
- Administração pública: 2 000 / 1 138 000 = 0,18 %
Observe que, antes de resolver as frações, já é possível notar que o número de funcionários da administração pública é muito maior que a do crédito e, ainda assim, a quantidade de funcionários que se acidentaram é menor.
Isso já nos mostra que o grau de risco na administração é menor, descartando as alternativas A, B e C. Além disso, podemos descartar a letra E também, já que o grau não é definido pela quantidade de funcionários ou pela quantidade de registro de afastamento, e sim por uma razão entre eles. Com essa análise, podemos evitar contas e resolver mais rapidamente.
Alternativa D