O comportamento do público, em geral, parece indicar o seguinte: o texto da peça de teatro não basta em si mesmo, não é uma obra de arte completa, pois ele só se realiza plenamente quando levado ao palco. Para quem pensa assim, ler um texto dramático equivale a comer a massa do bolo antes de ele ir para o forno. Mas ele só fica pronto mesmo depois que os atores deram vida àquelas emoções; que cenógrafos compuseram os espações, refletindo externamente os conflitos internos dos envolvidos; que os figurinistas vestiram os corpos sofredores em movimento.
LACERDA, R. Leitores. Metáfora, n. 7, abr. 2012.
Em um texto argumentativo, podem-se encontrar diferentes estratégias para guiar o leitor por um raciocínio e chegar a determinada conclusão. Para defender sua ideia a favor da incompletude do texto dramático fora do palco, o autor usa como estratégia argumentativa a
A) comoção.
B) analogia.
C) identificação.
D) contextualização.
E) enumeração.
Solução
O autor usa uma analogia ao comparar a leitura de um texto dramático com “comer a massa do bolo antes de ele ir para o forno”, sugerindo que o texto da peça, sem a atuação, cenografia e figurino, não atinge sua plenitude. Essa comparação reforça a ideia de que o texto dramático só se completa plenamente quando levado ao palco, tal como um bolo que só fica pronto após ser assado.
Alternativa B