Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como “Quando penso em revolução quero fazer amor”, se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se
A) à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais.
B) à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado.
C) à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo.
D) à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais.
E) ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes.
Solução
O ano de 1960 foi marcado por intensa efervescência política e cultural global. Em 1968, a agitação política e social atingiu seu ápice com os movimentos estudantis na França, que inicialmente buscavam melhorias educacionais e se expandiram para uma luta mais ampla por liberdade nas esferas política, social, individual e sexual. A contracultura desse período destacou-se pela promoção de princípios como não violência, ambientalismo e socialismo libertário.
Alternativa C