TEXTO I
O usufruto de jogos eletrônicos,vinculado à psicopatologia, pode ser considerado um comportamento desadaptativo quando são apresentados sinais de excesso na utilização de tais tecnologias. Isso ocorre quando o comportamento afeta o sujeito de forma que ele se encontre incapaz de controlar a frequência e o tempo diante de um comportamento que anteriormente era considerado inofensivo.
LEMOS, I. L.; SANTANA, S. M. Rev. Psiq. Clín., n. 1, 2012.
TEXTO II
A maior parte da literatura científica relacionada aos exergames e educação se concentra no potencial do jogo para melhorar a saúde física dos alunos, envolvê-los em atividades sociais e melhorar seu desempenho acadêmico. Resultados de pesquisas recentes também têm mostrado que tais jogos podem contribuir para o treinamento de práticas esportivas e outras atividades envolvendo movimento, ou para o desenvolvimento de habilidades motoras.
FINCO, M. D.; REATEGUI, E. B.; ZARO, M. A. Movimento, n. 3, jul.-set. 2015.
Apesar de interpretarem de forma distinta os jogos eletrônicos, ambos os textos abordam o(a)
A) doença como foco central.
B) relação do jogo com o indivíduo.
C) controle do tempo de uso do jogo.
D) necessidade de treinamento físico.
E) envolvimento em práticas coletivas.
Solução
Ambos os textos discutem o impacto dos jogos eletrônicos no comportamento humano, embora de formas distintas. O TEXTO I aborda o uso excessivo e suas implicações negativas, enquanto o TEXTO II destaca os benefícios para a saúde física e o desenvolvimento de habilidades. Em ambos os casos, a relação entre o indivíduo e os jogos eletrônicos é o foco.
Alternativa B