TEXTO I
Em todo o país a lei de 13 de maio de 1888 libertou poucos negros em relação à população de cor. A maioria já havia conquistado a alforria antes de 1888, por meio de estratégias possíveis. No entanto, a importância histórica da lei de 1888 não pode ser mensurada apenas em termos numéricos. O impacto que a extinção da escravidão causou numa sociedade constituída a partir da legitimidade da propriedade sobre a pessoa não cabe em cifras.
ALBUQUERQUE, W. O jogo da dissimulação: Abolição e cidadania negra no Brasil.
São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).
TEXTO II
Nos anos imediatamente anteriores à Abolição, a população livre do Rio de Janeiro se tornou mais numerosa e diversificada. Os escravos, bem menos numerosos que antes, e com os africanos mais aculturados, certamente não se distinguiam muito facilmente dos libertos e dos pretos e pardos livres habitantes da cidade. Também já não é razoável presumir que uma pessoa de cor seja provavelmente cativa, pois os negros libertos e livres poderiam ser encontrados em toda parte.
CHALHOUB, S. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte.
São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).
Sobre o fim da escravidão no Brasil, o elemento destacado no Texto I que complementa os argumentos apresentados no Texto II é o(a)
A) variedade das estratégias de resistência dos cativos.
B) controle jurídico exercido pelos proprietários.
C) inovação social representada pela lei.
D) ineficácia prática da libertação.
E) significado político da Abolição.
Solução
Talvez esta questão nos cause mais dúvidas do que esclarecimentos, mas vamos tentar organizar nossos pensamentos. É provável que você tenha considerado as alternativas C e E, talvez inclinando-se mais para a C. No entanto, é importante reconhecer que a abolição da escravidão não representou uma “inovação social” completa, pois os negros continuaram à margem da sociedade. O que ocorreu no Brasil foi uma mudança, que, embora significativa, é diferente de uma verdadeira inovação social ou política. A alternativa E, ao buscar o significado etimológico da palavra “política” (que deriva de “pólis”, em grego, referindo-se à organização da cidade-estado), parece contemplar de maneira mais precisa a resposta correta, mesmo que de forma não totalmente estrutural.
Alternativa E