Nossas vidas são dominadas não só pelas inutilidades de nossos contemporâneos, como também pelas de homens que já morreram há várias gerações. Além disso, cada inutilidade ganha credibilidade e reverência com cada década passada desde sua promulgação. Isso significa que cada situação social em que nos encontramos não só é definida por nossos contemporâneos, como ainda predefinida por nossos predecessores. Esse fato é expresso no aforismo segundo o qual os mortos são mais poderosos que os vivos.
BERGER, P. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1986 (adaptado).
Segundo a perspectiva apresentada no texto, os indivíduos de diferentes gerações convivem, numa mesma sociedade, com tradições que
A) permanecem como determinações da organização social.
B) promovem o esquecimento dos costumes.
C) configuram a superação de valores.
D) sobrevivem como heranças sociais.
E) atuam como aptidões instintivas.
Solução
A perspectiva apresentada no texto sugere que as tradições e práticas estabelecidas por gerações passadas continuam a influenciar a sociedade atual. As “inutilidades” e normas criadas por pessoas que já morreram são ainda reverenciadas e mantidas ao longo do tempo, influenciando a organização social presente. Isso significa que cada situação social é não apenas moldada pelos contemporâneos, mas também predefinida pelas heranças sociais deixadas por predecessores. Assim, as tradições e normas de gerações anteriores sobrevivem como legados que continuam a impactar a sociedade atual.
Alternativa D