Ocorre que a grande obra nunca é apenas a tradução do engenho e arte do seu autor, seja este escritor, filósofo, cientista, pintor, músico, arquiteto, escultor, cineasta. Em geral, a grande obra é também, ou mesmo principalmente, a expressão do clima sociocultural, intelectual, científico, filosófico e artístico da época, conforme se expressa em alguma coletividade, grupo social, etnia, gênero ou povo.
IANNI, O. Variações sobre arte e ciência. Tempo Social, n. 1, jun. 2004.
O fragmento define o que é uma grande obra de arte. Como estratégia de construção do texto, o autor faz uso recorrente de
A) enumerações para sustentar o ponto de vista apresentado.
B) repetições para retificar as características do objeto descrito.
C) generalizações para sintetizar as ideias expostas.
D) adjetivações para descrever a obra caracterizada.
E) sinonímias para retomar as características da atividade autoral.
Solução
No fragmento, o autor utiliza enumerações como estratégia para reforçar sua ideia, listando diferentes tipos de criadores (escritor, filósofo, cientista, etc.) e fatores (clima sociocultural, intelectual, científico, etc.) que contribuem para a criação de uma grande obra. Essa forma de organizar o texto fortalece o ponto de vista de que uma grande obra de arte é o resultado de múltiplos elementos, e não apenas do talento individual do autor.
Alternativa A