Letramento entra em cena
Houve uma significativa mudança conceitual com a entrada em cena da ideia de letramento ou níveis de alfabetismo, a partir da década de 1980. Trocando em miúdos, deixou-se de lado a divisão entre indivíduos alfabetizados (capacitados para codificar e decodificar os elementos linguísticos) e analfabetos. O letramento implica associar escrita e leitura a práticas sociais que tenham sentido para aqueles que as utilizam, além de pressupor níveis de domínio das práticas que exigem essas habilidades.
BARROS, R. Disponível em: http://revistaeducacao.uol.com.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).
A ideia de letramento compreende a alfabetização de forma processual. Pela leitura e análise do texto, para que o cidadão entre efetivamente no mundo da escrita, a escola deve dar condições a ele de
A) dar sentido ao que é lido.
B) decodificar as palavras.
C) expressar-se oralmente.
D) assinar o próprio nome.
E) soletrar as palavras.
Solução
O texto destaca que o letramento envolve mais do que apenas a capacidade de codificar e decodificar palavras (alfabetização). Ele implica a capacidade de associar leitura e escrita a práticas sociais com significado para as pessoas. Portanto, para que o cidadão entre efetivamente no mundo da escrita, é necessário que ele seja capaz de dar sentido ao que é lido, ou seja, compreender e aplicar essas habilidades em contextos reais e significativos.
Alternativa A