Questão 25 – ENEM 2012

Questão 25 – ENEM 2012

Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente.

ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado).

O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?

A) Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.

B) Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.

C) Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.

D) Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.

E) Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.

Solução

Segundo Platão, a realidade e o conhecimento se manifestam em dois mundos distintos: o inteligível e o sensível. O mundo inteligível é o reino das ideias, no qual as formas perfeitas e imutáveis existem e são acessíveis apenas através da razão e dos conceitos. Em contraste, o mundo sensível é uma mera cópia imperfeita do mundo inteligível, dominada pelas sensações, que são falíveis e podem induzir ao erro. Para Platão, apenas a razão é capaz de formar um conhecimento verdadeiro e seguro, livre das ilusões das percepções sensoriais.

Alternativa D

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