TEXTO I
TEXTO II
O fetichismo na música e a regressão da audição Aldous Huxley levantou em um de seus ensaios a seguinte pergunta: quem ainda se diverte realmente hoje num lugar de diversão? Com o mesmo direito poder-se-ia perguntar: para quem a música de entretenimento serve ainda como entretenimento? Ao invés de entreter, parece que tal música contribui ainda mais para o emudecimento dos homens, para a morte da linguagem como expressão, para a incapacidade de comunicação.
ADORNO, T. Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
A aproximação entre a letra da canção e a crítica de Adorno indica o(a)
A) lado efêmero e restritivo da indústria cultural.
B) baixa renovação da indústria de entretenimento.
C) influência da música americana na cultura brasileira.
D) fusão entre elementos da indústria cultural e da cultura popular.
E) declínio da forma musical em prol de outros meios de entretenimento.
Solução
Ambos os textos abordam a indústria cultural, uma forma de produção de arte e cultura predominante na sociedade capitalista, especialmente após a Revolução Industrial. De acordo com os teóricos da Escola de Frankfurt, incluindo o autor do Texto II, a indústria cultural, ou cultura de massas, submete a arte à lógica da reprodutibilidade técnica e aos ditames do mercado. Como resultado, a arte torna-se um produto efêmero e limitado, semelhante a qualquer outro bem comercial.
Alternativa A