A partir dos anos 1970, a diversidade étnica e cultural ganha maior reconhecimento com movimentos culturais, tais como o “Tropicalismo”, os “Afrobahianos”, as inserções de referências religiosas afro-brasileiras na Bossa Nova e o “Teatro do Oprimido”. Tudo isso foi antecipado pelo Movimento de Cultura Popular, fundado por Paulo Freire nos anos de 1960.
MEDEIROS, B. T. F. Quilombos, políticas patrimoniais e negociações. In: BARRIO, A. E.; MOTTA, A.; GOMES, M. H. (Org.). Inovação cultural, patrimônio e educação. Disponível em: http://campus.usal.es. Acesso em: 4 set. 2017 (adaptado).
Essa ideia nacionalista surgiu dos sonhos de Mário de Andrade e da Semana de Arte Moderna de 1922, que visava o(a)
A) incorporação ao patrimônio nacional das culturas negra e portuguesa.
B) representação das realidades social e econômica do início do século.
C) reflexo da igualdade mestiça nos processos de patrimonialização.
D) ideal da diversidade cultural como categoria identitária nacional.
E) constituição da materialidade e da multiplicidade socioculturais.
Solução
A Semana de Arte Moderna de 1922 e os movimentos que surgiram a partir dela buscaram valorizar a diversidade cultural do Brasil, incorporando elementos das várias tradições e etnias presentes no país, como as influências indígenas, africanas e europeias. O ideal nacionalista, inspirado por Mário de Andrade, era promover essa diversidade cultural como parte fundamental da identidade nacional brasileira, refletindo as múltiplas vozes e manifestações culturais do país.
Alternativa D