Questão 026 – ENEM 2011

Questão 026 – ENEM 2011

É difícil encontrar um texto sobre a Proclamação da República no Brasil que não cite a afirmação de Aristides Lobo, no Diário Popular de São Paulo, de que “o povo assistiu àquilo bestializado”. Essa versão foi relida pelos enaltecedores da Revolução de 1930, que não descuidaram da forma republicana, mas realçaram a exclusão social, o militarismo e o estrangeirismo da fórmula implantada em 1889. Isto porque o Brasil brasileiro teria nascido em 1930.

MELLO, M. T. C. A república consentida: cultura democrática e científica no final do Império.
Rio de Janeiro: FGV, 2007 (adaptado).

O texto defende que a consolidação de uma determinada memória sobre a Proclamação da República no Brasil teve, na Revolução de 1930, um de seus momentos mais importantes. Os defensores da Revolução de 1930 procuraram construir uma visão negativa para os eventos de 1889, porque esta era uma maneira de

A) valorizar as propostas políticas democráticas e liberais vitoriosas.

B) resgatar simbolicamente as figuras políticas ligadas à Monarquia.

C) criticar a política educacional adotada durante a República Velha.

D) legitimar a ordem política inaugurada com a chegada desse grupo ao poder.

E) destacar a ampla participação popular obtida no processo da Proclamação.

Solução

Ao pôr fim à Primeira República, a Revolução de 1930 não apenas refletiu a insatisfação de grupos oligárquicos dissidentes, especialmente dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, mas também visou conquistar o apoio de classes emergentes em uma sociedade cada vez mais urbanizada, como o proletariado e a classe média, representados principalmente pelo tenentismo. Ao assumir o poder, Getúlio Vargas, iniciando a Era Vargas, procurou criticar e desqualificar o período da República Velha para legitimar a nova ordem política e atrair esses novos segmentos da sociedade.

Alternativa D

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função