Um dos aspectos essenciais da mídia virtual é a centralidade da escrita, pois a tecnologia digital depende totalmente da escrita. Assim, nesta era eletrônica não se pode mais postular como propriedade típica da escrita a relação assíncrona, caracterizada pela defasagem temporal entre produção e recepção, pois os bate-papos virtuais são síncronos, ou seja, realizados em tempo real e essencialmente escritos. Assim, se com o telefonema tornou-se um dia impossível continuar postulando a copresença física dos interlocutores como característica exclusiva da oralidade, já que era possível interagir oralmente estando em espaços diversos, hoje se retira dela também a concomitância temporal.
MARCUSCHI, L. A. Disponível em: http://www.progesp.ufba.br. Acesso em: 9 jul. 2012.
O trecho discute algumas mudanças que surgiram com os avanços das tecnologias de comunicação e informação, fazendo uma comparação entre o telefonema e os bate-papos virtuais. Ao comparar esses dois meios de comunicação, constata-se que
A) tanto a escrita quanto a oralidade, atualmente, são modalidades realizadas sempre em tempo real.
B) tanto o telefonema quanto o bate-papo virtual são considerados gêneros com características exclusivas da oralidade.
C) enquanto o telefonema exige a presença física dos interlocutores, o bate-papo virtual não apresenta essa característica.
D) tanto o telefonema quanto o bate-papo virtual mudaram algumas concepções sobre a oralidade e a escrita: essa quanto ao tempo e aquela quanto ao espaço.
E) enquanto a conversação não mais exige que os interlocutores estejam no mesmo local graças ao advento do telefone, os bate-papos virtuais não têm mais a escrita como essencial.
Solução
O texto destaca que tanto o telefonema quanto o bate-papo virtual desafiaram antigas concepções sobre a comunicação. O telefonema, por exemplo, alterou a ideia de que a oralidade necessitava da presença física dos interlocutores, pois permitiu a comunicação oral em locais diferentes. Já os bate-papos virtuais, por sua vez, mudaram a ideia de que a escrita fosse sempre assíncrona (com um intervalo de tempo entre produção e recepção), já que eles são síncronos (ocorrem em tempo real). Assim, a escrita também pode ocorrer simultaneamente, o que ajusta as concepções sobre a temporalidade da escrita.
Alternativa D