Uma marca de eletrodomésticos que retornou para o mercado brasileiro posicionou painéis em pontos estratégicos da cidade de São Paulo com frases que trazem histórias reais de mulheres que desafiaram padrões e estereótipos, com a premissa de trazer uma reflexão sobre o Dia da Igualdade Feminina.
Cada uma das 9 frases traz um contraponto instigante e atualiza uma nova ideia em sintonia com o ambiente, dialogando com a cidade, como “O cara que inventou a cerveja foi uma mulher”, perto de bares, e “O melhor artilheiro da seleção é uma mulher nordestina”, em frente a estádios de futebol.
Frases como “O pai do wi-fi foi uma mulher, atriz e refugiada”; “O gênio por trás do GPS foi uma mulher negra”; “O arquiteto que projetou o MASP foi uma mulher imigrante”; “O ator que mais vezes venceu o Oscar foi uma mulher”; “O cientista precursor da energia limpa foi uma mulher”; “O primeiro piloto de testes da história foi uma mulher” e “O autor do primeiro romance do mundo foi uma mulher japonesa” estavam presentes em 15 pontos da cidade de São Paulo.
ALVES, S. Disponível em: www.b9.com.br. Acesso em: 5 nov. 2021 (adaptado).
Ao provocar a reflexão sobre o Dia da Igualdade Feminina, a campanha descrita nesse texto fundamenta-se no(a)
A) oposição proposital entre as referências de gênero presentes nas frases.
B) relação entre os dizeres do painel e o local estratégico de instalação.
C) alusão a grandes feitos científicos que são amplamente conhecidos.
D) padrão das frases que favorece a assimilação da mensagem.
E) apresentação de temáticas muito presentes no dia a dia.
Solução
A campanha utiliza propositalmente frases que invertem as expectativas relacionadas a gênero, destacando conquistas e realizações históricas de mulheres em áreas frequentemente associadas a homens, o que provoca uma reflexão sobre os estereótipos de gênero e a igualdade feminina.
Alternativa A