Os moradores de Andalsnes, na Noruega, poderiam se dar ao luxo de morar perto do trabalho nos dias úteis e de se refugiar na calmaria do bosque aos fins de semana. E sem sair da mesma casa. Bastaria achar uma vaga para estacionar o imóvel antes de curtir o novo endereço.
Disponível em: http://casavogue.globo.com. Acesso em: 3 out. 2015 (adaptado).
Uma vez implementada, essa proposta afetaria a dinâmica do espaço urbano por reduzir a intensidade do seguinte processo:
A) Êxodo rural.
B) Movimento pendular.
C) Migração de retorno.
D) Deslocamento sazonal.
E) Ocupação de áreas centrais.
Solução
A imagem ilustra um tipo de residência montada sobre trilhos, permitindo a dinâmica descrita no texto. Durante a semana, as pessoas poderiam mover suas residências para áreas próximas ao centro urbano, facilitando o deslocamento diário para o trabalho. Nos finais de semana, elas poderiam transferir suas casas para áreas mais afastadas dos centros, aproveitando as vantagens das regiões menos urbanizadas. Dessa forma, o processo de migração de retorno (deslocamentos repetitivos entre a residência e o local de trabalho) sofre uma significativa redução, já que as pessoas podem posicionar suas residências de maneira mais conveniente e evitar os deslocamentos diários entre o centro e suas periferias.
Alternativa B